domingo, 20 de novembro de 2011

ESCUDO

ESCUDO

O Escudo português, cujo símbolo é o cifrão ($) foi a última moeda de Portugal antes do Euro. O escudo deu origem a outras variações de Escudo nas dependências africanas. A designação provém da própria figuração nelas representada: um escudo. Eram de ouro baixo, 18 quilates e valiam 50 marcos.
O escudo português foi substituído pelo euro no início de 2002.

A republica

A REPUBLICA

Com a implantação da República Portuguesa, em 5 de Outubro de 1910,  passou a adoptar-se  como símbolo da Pátria Portuguesa esta figura  de mulher despida da cinta para cima. Mas o nome desta mulher é feminino -- A República Portuguesa, não é  O Repúblico Português!  Como é que  os Srs. dos médias queriam chamar à Ministra Pintasilgo -- O PrimeirO MinistrO! Ridículo, verdadeiramente estúpido!


hino

hino


- o Hino Nacional passou a ser "A Portuguesa" (que já era cantada pelos republicanos antes de 1910)
A marcha A Portuguesa, hoje executada como Hino Nacional surgiu em 1890, como protesto contra a capitulação política de D Carlos I ao Ultimato Inglês (Mapa Cor de Rosa - Pretensão Portuguesa de anexar os territórios africanos entre Angola e Moçambique), pelo então recém-formado Partido Republicano. Por altura da falhada Revolução de 1891, ela fora adoptada como cântico revolucionário anti-monárquico. Foi então proibida pelo Rei e, ao longo do tempo, sofreu alterações, até ser oficializada como o actual Hino Nacional. Por exemplo,   o «Contra os canhões ...» era cantado « Contra os Bretões...», em que Bretões  se referia aos Ingleses.
Foi só a partir do século XIX que as nações Europeias  começaram a incluir um Hino como um dos símbolos da Nação, embora desde sempre tenham existido gritos de guerra, marchas patrióticas e louvores musicais os seus líderes.

Houve outros hinos portugueses antes do actual que foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República em  5/10/1910.

sibolos da 1ª republica

bandeira


    
É um bicolor rectangular com um campo desigual dividido em verde na tralha, e batente. O brasão de armas (a Esfera armilar e o Escudo português) está centrado sobre o limite das cores da bandeira, a uma distância igual das bordas superior e inferior. A 30 de Junho de 1911, menos de um ano após a queda da monarquia constitucional, este projecto foi oficialmente adoptado para a nova bandeira nacional.Desde da tentativa frustrada de insurreição republicana a 31 de Janeiro de 1891, o vermelho e o verde tinham sido estabelecidos como as cores do Partido Republicano Português e seus movimentos associados, cuja importância política continuou crescendo até atingir um período de auge na sequência da revolução republicana de 5 de Outubro de 1910. Nas décadas seguintes, essas cores foram popularmente propagandeadas como representação da esperança da nação (verde) e sangue (vermelho) daqueles que morreram defendendo-a, de maneira a dotá-la de uma forma mais patriótica e digna, portanto, menos política e sentimental.