hino
- o Hino Nacional passou a ser "A Portuguesa" (que já era cantada pelos republicanos antes de 1910)
A marcha A Portuguesa, hoje executada como Hino Nacional surgiu em 1890, como protesto contra a capitulação política de D Carlos I ao Ultimato Inglês (Mapa Cor de Rosa - Pretensão Portuguesa de anexar os territórios africanos entre Angola e Moçambique), pelo então recém-formado Partido Republicano. Por altura da falhada Revolução de 1891, ela fora adoptada como cântico revolucionário anti-monárquico. Foi então proibida pelo Rei e, ao longo do tempo, sofreu alterações, até ser oficializada como o actual Hino Nacional. Por exemplo, o «Contra os canhões ...» era cantado « Contra os Bretões...», em que Bretões se referia aos Ingleses.
Foi só a partir do século XIX que as nações Europeias começaram a incluir um Hino como um dos símbolos da Nação, embora desde sempre tenham existido gritos de guerra, marchas patrióticas e louvores musicais os seus líderes.
Houve outros hinos portugueses antes do actual que foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República em 5/10/1910.
Houve outros hinos portugueses antes do actual que foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República em 5/10/1910.
Sem comentários:
Enviar um comentário